quinta-feira, 4 de junho de 2009

Agy Deyn para UNIQLO

As campanhas da UNIQLO me remetem a uma cultura oriental em processo de abertura e globalização, quando há uma sinergia entre símbolos ocidentais e os mais tradicionais signos orientais. Sempre me encantou a maneira como eles conseguem utilizar as referências da cultura de rua japonesa, um mar imaginativo para qualquer fashion designer, em filmetes como ação promocional, trabalhando a imagem e fortalecendo-a como uma marca de street wear, não de basic wear, proposta inicial.



Em sua última campanha para a linha sports casual, com o styling assinado por Nicola Formichetti, que dispensa apresentação, e estrelada por Agyness Deyn, a marca apresenta uma atmosfera nova. O cenário é uma Nova York contrastante, prédios com arquitetura greco-romana em diálogo com arranha-céus espelhados; dois modelos ocidentais, loiros, correndo pela cidade num efeito slow motion, como num balé de rua; tudo em volta é predominantemente cinza, em contraponto, as peças desenhadas por Jil Sander são rosa pink, verde limão, azul bic e laranja. Um conceito ousado, mas pertinente, uma vez que a UNIQLO pretende expandir seu mercado ocidental e precisa fortalecer cada vez mais a sua marca, como no próprio vídeo mostra: SPORT FOR EVERYDAY!

A campanha mostra o lado jovem e vibrante do dia-a-dia nas grandes cidades, com uma mensagem subliminar: logo na primeira cena aparece uma placa de sinalização STOP, o que nos remete à filosofia oriental de qualidade de vida! Uma ótima sacada e uma maneira de mostrar os valores da marca, o que super casou com a realidade de mercado atual, quando a crise inspira uma mudança nos hábitos de compra, e num viés mais profundo, na maneira de pensar e agir das pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário